CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS (CARLOS VASCONCELOS)
PRESENTE
VEREADOR(A)
ELOIRLES REGINA FARIAS DE SOUZA ROCHA (NENÉM DO ELOI)
PRESENTE
VEREADOR(A)
JOSE EDSON DE LIRA (TOM DA CANINANA)
PRESENTE
VEREADOR(A)
JOSE ILTON DO SANTOS (ILTON SANTOS)
PRESENTE
VEREADOR(A)
MARCOS ANTONIO TEIXEIRA MAGALHAES (MARCÃO)
PRESENTE
VEREADOR(A)
NAFTALI NERI GOMES (NAFTALI)
AUSENTE
VEREADOR(A)
TERLIA MARIA OLIVEIRA LEORNE (TÉRLIA LEORNE)
PRESENTE
PRESENTE(S) = 10
AUSENTE(S) = 1
LICENÇA = 0
Mais informações da chamada
Nome: JOSE IVAN ARAUJO
Cargo: PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: ANTONIO RODRIGUES DE SOUZA
Cargo: VICE-PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que os debates nesta casa são normais e que em nenhum momento sua pessoa estará contra o direito de manifestação da população. Lembrou aos manifestantes que quem o colocou nessa cadeira foram os eleitores do 45, portanto sua pessoa não se deixa levar por pressão nesta casa. Disse que sua pessoa votou em porcentagens altas em gestões passadas do Jerônimo Brandão, porém ninguém lembrou desse fato aqui na Tribuna. Disse que optou em votar 20% nesta legislatura, pois o voto é seu e ninguém pode lhe obrigar a fazer o contrário. Lembrou aos manifestantes que no ano de 2016 a porcentagem era de 45% e todos os projetos que viam para esta casa eram aprovados normalmente e também lembrou que o então Prefeito Jerônimo Brandão cometeu um crime grave parcelando três milhões e meio de reais do INSS sem autorização desta casa. Explicou que o prefeito irá pagar os salários dos Professores, pois caso contrário sofrerá uma intervenção ministerial e que essa história de ação popular dita pela vereadora Eloirles Regina é pura mentira. Falou que o Jerônimo roubou e citou irregularidades em transferência de recursos de empresas licitadas pela prefeitura. Ressaltou que não adianta manifestantes virem para esta casa fazer baderna porque não voltamos atrás em nossa decisão e a porcentagem continuará em 20%. Falou que o homem tem que ter palavra, portanto nem pela sua salvação voltará atrás da decisão tomada. Disse que a bancada de vereadores da situação não passa de mentirosos e ressaltou que não senta mais para conversar com nenhum deles. Disse que os vereadores Eloirles Regina e Edson de Lira arquitetaram uma armadilha através de uma reunião na Câmara e chamaram a equipe de reportagem da Verdes Mares, portanto não inspiram confiança.
Mais informações da chamada
Nome: FRANCISCO ELITON BESERRA
Cargo: 1º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: JOAO BATISTA MAGALHAES
Cargo: 2º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que o prefeito poderia ter enviado a esta casa vários projetos de crédito suplementar nos meses de maio, junho e julho e não seria necessário o município está passando por essa situação. Falou que ele preferiu fazer essa palhaçada e tentar colocar a população contra alguns vereadores desta casa. Explicou que o verdadeiro intuito do prefeito é anular uma lei já aprovada nesta casa no mês de novembro do ano passado e aumentar a suplementação. Falou que se a referida Lei fosse anulada, nós vereadores iríamos algemados juntamente com o Prefeito Municipal. Disse que o prefeito deveria ter convocado os professores há nove meses atrás na aprovação da referida Lei. Disse que não podemos anular uma Lei Municipal e assinar um cheque em branco para o prefeito. Falou sobre os gastos excessivos no Prefeito Municipal com assessorias e peças de veículos. Falou que foram realizadas várias reformas superfaturadas nas escolas do município de Morrinhos. Disse que a construção da rampa do Hospital Municipal também foi superfaturada. Falou sobre admissão em massa de funcionários contratados e que o prefeito pode ferir a lei de responsabilidade fiscal que determina o limite de 54%. Explicou que mais de duzentos funcionários serão exonerados não por falta de dinheiro, mas por obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal. Disse que esse prefeito não respeita os servidores e nem as Leis Municipais e lembrou que o mesmo parcelou sem autorização desta Casa, no ano de 2016, mais de 3 milhões de reais junto ao INSS. Falou que esses professores deveriam estar protestando em relação ao que o Prefeito Municipal faz com esta categoria, pois os mesmos estão se deslocando para localidades distantes apenas por maldade. Disse que Carlos Bruno pode se preparar para sentar na cadeira de prefeito novamente em 2024, pois o povo vai tirar esse ditador do Poder. Disse que os funcionários contratados ganharam o emprego que não existe e que só permanecerão até às eleições para Deputado. Falou que se o prefeito conseguir segurar estes empregos até a próxima eleição, sua pessoa diz que ele é macho mesmo. Disse que os vereadores desta casa votam em todos os projetos que são para o bem da população, porém não iremos dar cheque em branco para o prefeito.
Mais informações da chamada
Nome: CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: ELOIRLES REGINA FARIAS DE SOUZA ROCHA
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que não é bom o que está acontecendo nesta casa legislativa, porém nós somos um grupo unido. Falou que jamais sua pessoa se posicionaria contra o seu grupo político e o povo do nosso município. Falou que se mexer com os colegas vereadores de bancada da situação, está mexendo com a vereadora Neném do Elói, pois nós somos um time unido em prol do município de Morrinhos. Falou que o município de Morrinhos entrou com ação popular junto ao fórum desta comarca. Ressaltou que mesmo que seja diante da Justiça, os funcionários públicos de Morrinhos irão receber os seus salários. Falou que a prefeitura de Morrinhos tem dinheiro que chega até a sobrar, por esse dinheiro não pode ser movimentado pelo prefeito em decorrência de não ter o percentual de suplementação necessário. Explicou que estamos esperando resposta do Poder Judiciário no intuito de dispensar a anuência deste poder legislativo sobre o caso. Disse que conhece a realidade de muitas pessoas carentes do município que estão sofrendo pelo atraso de seus salários. Falou que os funcionários públicos podem ter certeza do recebimento de seus salários, pois nós votamos em um prefeito honesto e “cabra macho”.
Mais informações da chamada
Nome: JOSE EDSON DE LIRA
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que nesses últimos dias testemunhamos com muita tristeza as reclamações dos nossos funcionários públicos em relação ao que está acontecendo. Disse que esse problema está afetando não somente a servidores, mas também a pessoas que prestam serviços ou comércios que fornecem materiais e alimentos. Disse que sua pessoa foi vereador de oposição na gestão passada e nunca travou nem um tipo de percentual que prejudicasse a nossa população. Lembrou que sua pessoa votou favorável no orçamento de 100% e 70% para suplementação durante toda a gestão passada, pois sempre soube separar as questões para não prejudicar ninguém. Explicou que nós como representantes do nosso povo devemos dar ao prefeito o direito de trabalhar com 70% que é justo e fiscalizar suas ações perante os gastos públicos. Disse que procurou o presidente desta casa juntamente com a vereadora Eloirles Regina no intuito de acrescentar um percentual a mais ao que foi aprovado, porém não tivemos resposta. Citou o exemplo do município de Santana do Acaraú, onde a câmara é oposição ao prefeito e mesmo assim foi aprovado o percentual de 70%. Disse que é notório que há uma guerra política em nosso município que infelizmente está comprometendo o bem-estar da nossa população. Falou que não temos o direito de travar o município apenas para satisfazer o ego de atingir o Prefeito. Explicou o que cada um de nós fazemos a nossa parte e no período eleitoral cabe ao povo nos julgar. Lembrou que foi um dos que votou favorável ao decreto emergencial por dispensa de licitação e fez isso sem pensar em política, justamente para não prejudicar a população. Disse que o Prefeito Municipal não deixará a população desamparada e que todos podem ter certeza disso.
Mais informações da chamada
Nome: JOSE ILTON DO SANTOS
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que as pessoas não têm noção da felicidade que lhe toma neste momento. Ressaltou que sua felicidade não é pelo fato de o presidente estar sendo denunciado neste momento, pois sua pessoa não deseja mal a ninguém, nem mesmo aos seus inimigos. Falou que o presidente juntamente com alguns vereadores de oposição foi rasteiro ao tentar cassar o seu mandato, sem ao menos comunicá-lo da pauta antes e frisou que Deus é tão maravilhoso que a justiça mandou suspender todo o processo que eles iniciaram. Falou que cada um dos Vereadores de oposição vai ter que lhe engolir. Disse que o nosso município é carente não somente de recursos, mas também de políticos, pois a maioria não consegue distinguir a questão pessoal e a questão política. Falou que hoje Morrinhos perece porque o presidente desta casa não consegue separar a questão pessoal que tem com o Prefeito Jerônimo Brandão. Explicou que se o presidente quiser mandar em Morrinhos, o mesmo deve se candidatar a prefeito e ganhar as eleições para que isso aconteça. Questionou como o presidente desta casa não se envergonha de se deslocar a emissoras de rádios para mentir descaradamente. Disse que está controlando suas emoções, pois neste momento sua pessoa quer agir pela razão e não pela emoção. Falou que só Deus sabe o que passou nestes últimos meses e que sua atitude a tudo isso foi de se ajoelhar diante de Deus. Falou que as propostas que chegaram ao prefeito Jerônimo Brandão foram inúmeras no intuito de lhe tirar desta casa Legislativa. Questionou porque o medo e que mal sua pessoa está fazendo a esta casa Agradeceu a Deus por tudo e disse que sua pessoa se apoia no Salmos
193. Explicou que este Salmo mostra perfeitamente o que está acontecendo neste momento e pediu que as pessoas vejam o tamanho da situação que foi gerada no município de Morrinhos. Agradeceu também as orações e que sua pessoa não tem raiva de nenhum de seus opositores nesta casa.
Mais informações da chamada
Nome: MARCOS ANTONIO TEIXEIRA MAGALHAES
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Falou sobre os anos que se referem a gestão passada onde o ex-prefeito teve de 70 a 100% de suplementação, cujo os mesmos foram aprovados por vereadores que ainda estão nesta casa. Explicou que no último ano de gestão do Carlos Bruno foi aprovado o percentual de 70% prevendo a reeleição do mesmo. Explicou que quando Jerônimo Brandão começou a fazer as coisas da maneira correta e pagar todos os direitos dos professores e sem cortes, os vereadores da oposição viram a necessidade de bloquear o trabalho do Prefeito no intuito de prejudicá-lo. Explicou que toda a população sabe que esses 20% aprovados nesta casa são para parar o prefeito e não para fiscalizá-lo. Disse que o vereador Batista Magalhães fez uma postagem sem nexo algum onde ele mesmo se contradiz. Explicou que assinar cheque em branco significa autorizar o Prefeito a passar três meses com o orçamento na mão sem precisar fazer licitação ou informar nada a esta Casa dos gastos e remanejamentos que irá fazer. Disse que isso foi feito na gestão passada e que isso sim é assinar um cheque em branco. Questionou porque os vereadores deram toda essa margem para o prefeito se o intuito do vereador é o de fiscalizar. Diz que todos os presentes tem conhecimento das porcentagens para suplementação de municípios vizinhos. Disse que o município de Morrinhos é o único com percentual aprovado de 20%.
DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA - CIP, EM MORRINHOS CEARÁ, PARA AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES E OS INSCRITOS NO CADÚNICO COM RENDA MENSAL PER CAPTA DE ATÉ 02 SALÁRIOS MÍNIMOS.
AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL AO VIGENTE ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE MORRINHOS - LEI MUNICIPAL Nº 720 DE 13/12/2021, NO VALOR DE R$ 148.868,76 (CENTRO E QUARENTA E OITO MIL, OITOCENTOS E SESSENTA E OITO REAIS E SETENTA E SEIS CENTAVOS), PARA OS FINS QUE INDICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
AUTORIZA A ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL AO VIGENTE ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO DE MORRINHOS - LEI MUNICIPAL Nº 720 DE 13/12/2021, NO VALOR DE R$ 10.800,00 (DEZ MIL E OITOCENTOS REAIS), PARA OS FINS QUE INDICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Portal do(a) Câmara Municipal de Morrinhos utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.