CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS (CARLOS VASCONCELOS)
PRESENTE
VEREADOR(A)
JOSE AUGUSTO BEZERRA (ZÉ AUGUSTO)
PRESENTE
VEREADOR(A)
JOSE EDSON DE LIRA (TOM DA CANINANA)
PRESENTE
VEREADOR(A)
LUIZA AMELIA DE ARAUJO ARCANJO (PROFESSORA LUÍZA)
PRESENTE
VEREADOR(A)
MARCIO GLEI MARANHAO (MÁRCIO MARANHÃO)
PRESENTE
VEREADOR(A)
TERLIA MARIA OLIVEIRA LEORNE (TÉRLIA LEORNE)
PRESENTE
PRESENTE(S) = 11
AUSENTE(S) = 0
LICENÇA = 0
Mais informações da chamada
Nome: FRANCISCO REGIS CARVALHO
Cargo: PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Explicou que depois de duas visitas a Secretaria Municipal de Educação, o Sr. Presidente se reuniu com todos os vereadores antes da sessão, chegando à conclusão de que se o sr. Secretário responsável pela pasta não viesse a esta Casa dar uma explanação sobre o Projeto, o mesmo não seria colocado em pauta. Falou que depois da explanação do sr. Secretário, não poderia ser irresponsável em votar contra este reajuste para os professores. Disse que não é grosseiro e atende as reivindicações do povo do seu município sem fazer discriminação. Ressaltou que acha uma jogada desleal alguns colegas colocar os professores contra os vereadores que votaram a favor deste Projeto. Asseverou que absurdo é um vereador querer que o Presidente demita quatro funcionários desta Casa para incorporar seus vencimentos no salário do vereador. Explicou que foi necessário diminuir quatrocentos reais do salário do vereador porque foi aprovado na gestão passada um valor que não deu para pagar. Argumentou que se o Sr. Presidente tivesse atendido a esta reivindicação e demitisse esses quatro funcionários, sua pessoa não fazia questão desse dinheiro, pois o mesmo seria maldito. Ressaltou que acha isso uma covardia, pois esses quatrocentos reais não lhe fizeram falta até hoje, porém se fosse retirado desses quatro funcionários com certeza eles iriam sofrer. Disse que não votamos contra os professores e que a explanação foi bastante esclarecedora quanto aos recursos repassados ao nosso município. Falou que as pessoas conhecem o seu trabalho e é vereador deste município para defender os direitos dos morrinhenses.
Mais informações da chamada
Nome: JOAO BATISTA MAGALHAES
Cargo: VICE-PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: RAIMUNDO AURIMAR DE OLIVEIRA
Cargo: 1º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: ANTONIO RODRIGUES DE SOUZA
Cargo: 2º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que conversou com o Secretário Municipal de Infraestrutura em relação a podagem na estrada do outro lado do rio, pois o melhor período para a realização desse serviço é do mês de maio para junho. Disse que as estradas realmente ficaram muito ruins neste inverno e que se trata de um erro humano. Ressaltou que na gestão passada não aconteceu isso, porque simplesmente não houve inverno. Argumentou que apesar dos atoleiros, graças a Deus foram dois anos de inverno intenso e muito bom para os agricultores. Disse que é normal entre transições na gestão haver uma queda, seja qual for a área. Argumentou que em 2015 foram sete escolas comtempladas com a premiação nota 10, em 2016 caiu para cinco escolas e que a análise deve ser feita de uma forma geral para saber o que está acontecendo. Pediu aos profissionais da educação que lutemos juntos para levar a educação do nosso município a índices melhores. Disse que não devemos deixar alguns irresponsáveis que desejam os piores resultados para educação tentar prejudicar o sr. Prefeito ou Secretário responsável pela pasta, pois essa atitude prejudica unicamente o nosso município. Disse que nenhum vereador desta Casa votou contra os professores e que tudo está sendo ajustado para estes profissionais receberem o piso salarial que manda a Constituição. Disse que temos políticos e Secretariado que vem a esta Casa e mostra a realidade, ao contrário da gestão anterior que todos os Secretários eram escondidos. Ressaltou que na gestão passada quando um Secretário Municipal era convidado ou até convocado para vir a esta Casa, os mesmos não compareciam ou mandavam ir para a justiça. Disse que o Secretário Municipal de Infraestrutura da gestão passada foi convidado a vir a esta Casa para dar uma explanação sobre as obras paradas no município, porém o mesmo nunca pisou aqui, pois além de não saber de nada, ainda era preso as ordens do ex-prefeito. O vereador Régis Carvalho aparteou para agradecer ao Secretário Municipal de Educação por atender ao pedido dos vereadores e vir de imediato a esta Casa. Ressaltou que antes um Secretário era convocado por esta Casa e o mesmo não vinha, enquanto hoje com uma simples ligação, os Secretários se disponibilizam imediatamente. O vereador Antônio Rodrigues retomando, disse que isso mostra a sinceridade e responsabilidade de uma gestão. Falou que devemos mostrar nossa cara nas horas difíceis e não só em momentos de alegria. Parabenizou a Escola Francisco Lopes Marçal pela premiação Escola nota 10. Disse que acredita no trabalho dos educadores e que neste ano possamos levar mais escolas a receber esta premiação.
Mais informações da chamada
Nome: AUGUSTO CEZAR DE BARROS
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Falou que quando vota a favor deste projeto, não está votando contra os professores. Argumentou que sempre votou a favor destes profissionais, e, a seu ver, votou de forma responsável. Ressaltou que a discussão foi salutar e que todos os vereadores votaram pensando no melhor para a categoria. Disse que torce para que o quadro de cargos e salários saia do papel, pois esta é uma reivindicação antiga dos professores. Disse que acredita e dá o voto de credibilidade ao que o sr. Secretário de Educação explicou e torce para que outras garantias como abonos e precatórios sejam repassadas a estes profissionais. Falou que o seu receio é de que esse projeto tenha sido reprovado, pois o mesmo veio aos vereadores em cima da hora sem um espaço para discussão. Pediu ao sr. Prefeito que em outras ocasiões mande o Projeto com antecedência, pois um como este merecia ser discutido em uma reunião com os professores antes de qualquer coisa. Asseverou que se o Secretário responsável pela pasta não tivesse vindo a esta Casa explicar sobre o Projeto, sua pessoa teria votado contra o mesmo. Disse que quem comanda a pasta é o Secretário, portanto é a pessoa ideal para justificar esse Projeto. Falou que espera que na próxima possamos contemplar mais essa classe tão responsável pela formação de todos nós.
Mais informações da chamada
Nome: JOSE AUGUSTO BEZERRA
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: JOSE EDSON DE LIRA
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Mais informações da chamada
Nome: LUIZA AMELIA DE ARAUJO ARCANJO
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que esse momento é democrático, onde podemos discutir as necessidades de uma categoria muito importante para o nosso município, pois os professores são formadores de opinião, formadores de outras profissões e a base da educação e desenvolvimento da nossa cidade. Falou que o município pode estar atravessando essa crise, porém deveriam ter conversado com a categoria antes. Ressaltou que é importante os profissionais saberem porque não tem dinheiro e com o que exatamente o dinheiro destinado a educação está sendo gasto. Disse que o nosso município deixa a desejar em todas as áreas. Argumentou que o país passa por uma recessão, porém quando o município sabe gerenciar os seus gastos, as coisas dão certo e acontecem de uma melhor maneira. Disse que sente falta desse gerenciamento em Morrinhos e que cada Secretário responsável por sua pasta deveria conversar com o sr. Prefeito e fazer uma análise de como estes recursos estão sendo gastos, pois se trata de muito dinheiro. Ressaltou que esse dinheiro não evapora, então em algum lugar ele foi aplicado, portanto deve-se ter uma maior transparência e clareza com cada categoria e com o povo do nosso município. Ressaltou que os números são muito altos e questionou porque o retroativo não pode ser pago a todos os professores. Falou que votou contra, não para prejudicar os professores que recebiam valores inferiores ao piso, mas sim em favor de toda a categoria. Asseverou que nem os padres e pastores trabalham só por vocação e amor, pois todos precisam de dinheiro para pagar as suas contas. Disse que esse é um momento importante de debate e que respeita a decisão dos colegas vereadores, assim como espera que os colegas respeitem a sua decisão.
Mais informações da chamada
Nome: MARCIO GLEI MARANHAO
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que nos entristecemos em ver que os profissionais presentes nesta Casa reivindicaram os seus direitos, porém não foram contemplados. Disse que fez a sua parte e que cada vereador tem o direito de votar como acha correto. Argumentou que o Projeto veio do Executivo e que a base aliada do Prefeito acompanhou votando a favor e a base da oposição votando contra o projeto. Falou que gostaríamos que esse Projeto tivesse sido apreciado em outra hora e achar uma forma dos professores prejudicados receberem retroativo ao mês de janeiro, porém os votos da oposição não foram suficientes. Disse que em termo de educação, Morrinhos não anda nada bem. Argumentou que não adianta vereador vim aqui falar só por falar e que devemos na verdade observar os números, pois eles são os indicadores de como anda a educação do nosso município. Explicou que infelizmente o nosso município caiu drasticamente da quarta para a quinquagésima sexta posição no quadro geral da educação no Estado do Ceará. Disse que devemos nos preocupar com essa situação, pois isso já é um estrago muito grande. Ressaltou que para a educação voltar a melhorar só depende do sr. Prefeito e do Secretário Municipal de Educação. Argumentou que somos oposição, porém torcemos para que o nosso município se desenvolva cada vez mais. Disse que esta é a intenção de quem coloca o seu nome para ser votado em uma urna. Falou que hoje temos o privilégio de ser vereadores e o importante papel de representar o nosso povo. Falou que devemos nos respeitar, porém devemos também expor o nosso sentimento de alegria, tristeza ou indignação nesta Casa. Argumentou que devemos ter o conhecimento de como o dinheiro repassado para educação está sendo gasto, pois não podemos diminuir os incentivos dos professores. Ressaltou que a educação é o caminho para tudo e os nossos professores merecem ter os seus direitos assegurados. Falou que o Secretário Municipal de Infraestrutura esteve nesta Casa dando uma explanação alusiva as obras municipais e que sua pessoa não concorda com algumas coisas que o sr. Secretário falou. Citou o exemplo das estradas do outro lado rio, pois nesta gestão está sendo um verdadeiro desastre. Argumentou que foi colocado piçarra tapando os riachos e quando veio o inverno as estradas ficaram intrafegáveis. Disse que vem o verão e espera que os serviços de recuperação daquelas estradas sejam feitos de outra forma.
Mais informações da chamada
Nome: TERLIA MARIA OLIVEIRA LEORNE
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que essa categoria é muito importante e que se sentiu ofendida quando um colega vereador disse que estamos fazendo politicagem em cima deste assunto. Ressaltou que fala da força e união exatamente para exigir os direitos de uma classe que merece ser bastante contemplada. Disse que esta categoria tem uma dedicação especial e forma todas as demais. Argumentou que em cada cartaz que estes profissionais trouxeram a esta Casa demonstra que eles confiam em nós vereadores, portanto não seria justo sua pessoa ficar contra eles. Falou que se todos os vereadores se posicionassem contra o Projeto, tem certeza que de alguma forma os demais seriam ouvidos. Ressaltou que o Parlamento existe para discussões de projetos, porém uma discussão que seja justa e para ficar do lado justo. Deixou o seu protesto e asseverou que o vereador é pago e tem a obrigação de fiscalizar. Falou que não existe lado A ou B e que tomou a decisão de visitar todas as Secretarias e tomar conhecimento dos assuntos do nosso município para que coisas como estas não venham a acontecer. Argumentou que fiscalizar um balancete ou os trabalhos de qualquer Secretaria não é perseguir, mas sim ajudar ao gestor em possíveis falhas que estejam ocorrendo. Falou que devemos lutar pelo direito de todos e sem exceção.
PRESENTE(S) = 11
AUSENTE(S) = 0
LICENÇA = 0
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
Preencha as informações
O Portal do(a) Câmara Municipal de Morrinhos utiliza cookies para melhorar a sua experiência,
de acordo com a nossa Política de Privacidade,
ao continuar navegando, você concorda com estas condições.