"FACULTA O ENVIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS MENSAL DO EXECUTIVO A CÂMARA MUNICIPAL EM DOCUMENTOS DIGITAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
PROJETO DE LEI LEGISLATIVO Nº 10/2021 DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021.
"FACULTA O ENVIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS MENSAL DO EXECUTIVO A CÂMARA MUNICIPAL EM DOCUMENTOS DIGITAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE MORRINHOS APROVOU E O PREFEITO MUNICIPAL DE MORRINHOS, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, SANCIONA A SEGUINTE LEI:
ART. 1° A PRESTAÇÃO DE CONTAS MENSAL ENVIADA PELO PODER EXECUTIVO AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL MENSALMENTE PODERÁ SER ENVIADA DE FORMA ELETRÔNICA, DE ACORDO COM OS TERMOS DESTA LEI, DESOBRIGANDO O ENVIO DE FORMA FÍSICA, NOS TERMOS DO ART. 42 DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ.
ART. 2° ENTENDE-SE POR DOCUMENTO DIGITAL A CONVERSÃO FIEL DA IMAGEM PARA DOCUMENTO ELETRÔNICO, O ARMAZENAMENTO EM MEIO ELETRÔNICO, ÓPTICO OU EQUIVALENTE E A REPRODUÇÃO DE DOCUMENTOS PÚBLICOS, DIGITALIZADO O DOCUMENTO PREEXISTENTE EM MEIO FÍSICO CONVERTIDO EM DOCUMENTO ELETRÔNICO POR MEIO DE SOFTWARES ESPECÍFICOS, MANTENDO AS CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS QUANDO DA SUA VISUALIZAÇÃO.
ART. 3° O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DEVERÁ SER REALIZADO DE FORMA A MANTER A INTEGRIDADE, A AUTENTICIDADE DO DOCUMENTO.
ART. 4° OS REGISTROS PÚBLICOS ORIGINAIS, AINDA QUE DIGITALIZADOS, DEVERÃO SER PRESERVADOS DE ACORDO COM O DISPOSTO NA LEGISLAÇÃO PERTINENTE, PERMANECENDO NOS ARQUIVOS PÚBLICOS MUNICIPAIS.
ART. 5° OS DOCUMENTOS DIGITAIS DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE SER DIGITALIZADOS NO FORMATO PDF - PORTABLE DOCUMENT FORMAT.
ART. 6° DEVERÃO SER ENCAMINHADOS JUNTO A MÍDIA DIGITAL:
I- PROCESSOS DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA;
II- BALANCETES DE RECEITA;
III - BALANCETES DE DESPESA; IV- BALANCETES FINANCEIROS;
V- EXTRATOS E CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS;
ART. 7° OS PROCESSOS DE DESPESA DIGITALIZADOS OBRIGATORIAMENTE DEVERÃO CONTER: I- NOTA DE EMPENHO OU NOTA DE SUBEMPENHO;
II- NOTA DE PAGAMENTO;
III- NOTA FISCAL OU FATURA, QUANDO FOR O CASO;
IV-RECIBO OU COMPROVANTE DE TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA OU COMPROVANTE DE PAGAMENTO;
V-CÓPIA DO CHEQUE, QUANDO FOR UTILIZADO;
VI - MEDIÇÃO, QUANDO SE TRATAR DE OBRA OU SERVIÇO DE ENGENHARIA;
VII-FOLHA DE PAGAMENTO, QUANDO SE TRATAR DE PAGAMENTO DE SERVIDORES;
VIII-GUIAS FEDERAIS E ESTADUAIS, QUANDO SE TRATAR DO PAGAMENTO DE TRIBUTOS FEDERAIS E ESTADUAIS;
IX - CERTIDÕES NEGATIVAS.
PARÁGRAFO ÚNICO - PODERÃO SER ANEXADOS DOCUMENTOS EXTRAS, SEMPRE EM CONSONÂNCIA COM PROCESSO DE DESPESA ENVIADO.
ART. 8° OS NOMES DOS ARQUIVOS DEVERÃO TER A SEGUINTES FORMATAÇÕES:
I - PROCESSOS DE DESPESA:
A)DESPESA ORÇAMENTÁRIA: ANO_ MÊS_NUMERODOCCAIXA _NUMEROEMPENHO _CREDOR;
B)DESPESA EXTRAORÇAMENTÁRIA: ANO_MÊS_NWNERODOCCAIXA _NOME CONTRA EXTRA CREDOR;
II - BALANCETE DA RECEITA: ANO_ MÊS_BALANCETEDARECEITA;
III -BALANCETE DA DESPESA: ANO_MÊS_BALANCETEDADESPESA
IV-BALANCETE FINANCEIRO: ANO_MÊS_BALANCETEFINANCEIRO;
V-EXTRATOS E CONCILIAÇÕES: ANO_MES_EXTRATOCONCILIAÇÕES.
'A71° PARA OS FINS PREVISTOS NESTE ARTIGO ENTENDE-SE POR:
I - ANO: EXERCÍCIO FINANCEIRO DO DOCUMENTO DIGITAL;
II- MÊS: MÊS DO ANO DO DOCUMENTO DIGITAL;
III - NUMERODOCCAIXA: NÚMERO DO PROCESSO DE DESPESA;
IV- NUMEROEMPENHO: NÚMERO DO EMPENHO DO PROCESSO DE DESPESA;
V - CREDOR: CREDOR DO PROCESSO DE DESPESA.
'A72° O DOCUMENTO DIGITAL PODERÁ SER DIVIDIDO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE, E SE FOR DIVIDIDO DEVERÁ CONTER AO FINAL DO NOME E O NÚMERO DO ARQUIVO COMEÇANDO SEMPRE EM "001" E NUMERANDO SEQUENCIALMENTE DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE ARQUIVOS SEQUENCIAIS QUE COMPÕE O MESMO DOCUMENTO.
ART. 9° A VERIFICAÇÃO E A GUARDA DOS ARQUIVOS DEVERÃO SER FEITAS NA CÂMARA MUNICIPAL, COM IMEDIATO BACKUP DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS DE ACORDO COM MÊS E ANO, DEVENDO SER PROTOCOLADAS EM CADA TRANSIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL.
ART. 10° ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGANDO AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
JUSTIFICATIVA
TEMOS A HONRA DE SUBMETER À ELEVADA APRECIAÇÃO E DELIBERAÇÃO DESTE PLENÁRIO, NOS TERMOS DO ARTIGO 50, DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE MORRINHOS, O ANEXO PROJETO DE LEI QUE "FACULTA O ENVIO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS MENSAL DO EXECUTIVO A CÂMARA MUNICIPAL EM DOCUMENTOS DIGITAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
NOSSA PROPOSITURA VISA QUE OS BALANCETES E DOCUMENTOS MENSAIS DA PREFEITURA E
SUAS SECRETARIAS SEJAM ENCAMINHADAS EM MÍDIA DIGITAL. POIS DESSA FORMA, OS ARQUIVOS FICAM MELHOR ACESSÍVEIS, ALÉM DE SE TRATAR DE UM MEIO DE GARANTIR MAIOR DURABILIDADE E INTEGRIDADE DOS DOCUMENTOS. VISAMOS TAMBÉM RESOLVER A PROBLEMÁTICA DA FALTA DE ESPAÇO NOS NOSSOS ARQUIVOS T1SICOS, PARA ARMAZENAR MENSALMENTE CAIXAS CHEIAS DE PAPEL ALÉM DE QUE, OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS ACABAM SOFRENDO COM O CONTATO DE FUNGOS, ÁCAROS, MOFO, MICRO-ORGANISMOS NOCIVOS, PROVENIENTE DESSES ARQUIVOS FÍSICOS, GERANDO FREQUENTES ATAQUES ALÉRGICOS.
CERTOS DE SERMOS HONRADOS COM A ELEVADA COMPREENSÃO DE VOSSAS EXCELÊNCIAS E, CONSEQUENTEMENTE, COM A PRONTA APROVAÇÃO DO MENCIONADO PROJETO DE LEI, ANTECIPAMOS SINCEROS AGRADECIMENTOS, SUBSCREVENDO-NOS.
MUNICIPAL DE MORRINHOS -CE, AOS 24 DIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2021.
____________________________________
NAFTALI NERI GOMES
VEREADOR